segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval pode servir de lição de motivação no trabalho


O que as organizações empresariais têm a aprender com o carnaval? Antes de responder "absolutamente nada" saiba que, apesar de a festa pagã estar muito mais relacionada à cultura do samba, cerveja e microfantasias, há na avenida um desfile de qualidades que toda empresa sonha despertar em seus empregados: paixão, motivação e comprometimento.

"Os integrantes de uma escola de samba estão lá como voluntários e ainda pagam pela fantasia, pelo prazer de fazer parte de um grupo, de uma comunidade. Cada integrante, desde o que trabalha para construir um carro alegórico ao folião, age por prazer, por uma motivação intrínseca. No trabalho é a mesma coisa: um dos segredos está em o funcionário descobrir o que dá prazer no trabalho", explica a sócia da consultoria Huggard Caine, Andrea Huggard-Caine.

Segundo ela, a identificação do funcionário com a companhia na qual trabalha é o primeiro passo para dar "samba" nesse relacionamento. Os foliões, explica ela, sentem orgulho em fazer parte desta ou daquela escola, identificam-se com o enredo. É o mesmo em uma empresa: "as empresas têm que criar uma identidade e saber que a personalidade da empresa é também feita por pessoas, que têm necessidade fazer parte da coletividade. Não é possível separar, como muitos pensam fazer, a vida pessoal da profissional, porque o trabalho não é uma instância isolada da vida, e exige interação."

Para Andrea, a principal forma para conquistar essa interação no ambiente de trabalho é a empresa reconhecer que não trabalha com funções, mas com pessoas que desejam participar da coletividade e serem reconhecidas. "Tem que ter algum fator para caminhar para frente, porque senão não tem sincronia com a 'bateria e as passistas'. Todo mundo tem que entender seu papel no contexto macro de uma escola de samba porque aí a escola inteira mostra seu valor na passarela e vence a disputa. Se conseguir esse espírito dentro de uma empresa, com cada um acreditando que está fazendo o máximo, com confiança também no esforço do seu colega, é o melhor dos ambientes."

Metas - A psicóloga Daniela Mendonça, gerente de negócios da Across Gestão de Carreiras, especialista em análise de potencial de funcionários para promoções e mudanças de cargo, concorda com Andrea. Ela acrescenta que a empresa precisa aprender a explorar a paixão do funcionário pelo trabalho. "Pode ser que um carnavalesco seja um desastre na logística, mas ele está extravasando seu amor pelo trabalho e pela escola à sua maneira "

Para ela, explorar a paixão do funcionário por determinada função no qual ele tenha talento, desde que haja espaço na estrutura organizacional da empresa, é a melhor forma de injetar no sangue as metas que a companhia quer conquistar. "É preciso atender a demanda organizacional, o funcionário precisa ter talento e paixão e fazer o que gosta. Paixão sem talento não resolve", afirma a mangueirense Daniele.

Dessa forma, de acordo com ela, o funcionário tem o prazer individual, que acaba extravasado para um prazer coletivo, empresarial. E o reconhecimento deve ser feito pela empresa de uma forma mais ampla dos que os famosos prêmios de fim de ano. "Há pelo menos oito valores de carreira, sobre a forma de reconhecer um funcionário. Uns sentem-se reconhecidos por aumento de salário, participação nos lucros; outros por conseguir equilíbrio entre vida pessoal e profissional, etc. É muito difícil estabelecer reconhecimento nas empresas de uma única forma, mas é importante para criar esse sentimento coletivo do trabalho."

Jurados - "A empresa aprende com o carnaval porque tem essa coisa de vestir a camisa, de sentir-se parte de uma comunidade, de buscar mudanças, dar esse 'Acorda Brasil'. É isso o que faz com que a luta prossiga, nessa concorrência insana na mão de 30 jurados", conta o carnavalesco Chico Spinosa, responsável pelo enredo da escola de samba, Vai-Vai, de São Paulo, inspirado na peça do empresário Antonio Ermírio de Moraes "Acorda Brasil". A escola do Bixiga, que já tinha outros 12 títulos, foi a campeã do carnaval paulistano deste ano, com 90 pontos. O enredo, que defende melhoria na educação para a conquista de um futuro melhor, aliás, também deve estar entre as principais metas de qualquer companhia, pois os clientes são os jurados.
MARCELO DOMICIANO
Consultor de RH
(11) 7342-6122

Nenhum comentário: