domingo, 11 de abril de 2010

COMO ENTENDER SE ESTÁ NA HORA DE BUSCAR NOVOS DESAFIOS PROFISSIONAIS?

Oi Pessoal!



Atendendo a muito pedidos, falarei nesta semana sobre como podemos entender se está no momento de buscar novos desafios profissionais ou se vale a pena permancecer ou não na empresa em que estamos . Sabemos que a relação empresa e empregado é bastante parecida com um casamento veja porque, afinal ambos:

Apesar das brigas muitas vezes se amam e um não conseguem viver sem o outro porém, o desgaste é natural, pois não é fácil conviver com pontos de vistas muito diferentes dos nossos.


No casamento funciona assim:

Antes de se casar os parceiros sempre estavam impecáveis nos encontros, ambos cheirosos bem arrumados, sorridentes e com os problemas pessoais resolvidos então, restava apenas a curtição. Quando as "escovas de dentes se juntam" ao acordar com o parceiro surpresas visuais e cheiros não muito atrativos aparecem junto com o amanhecer diferente da época de quando namoravam, os defeitos começam a aparecer ou ficarem mais evidentes, as contas tem que serem pagas e muitas vezes o dinheiro não é suficiente...


Na empresa funciona assim:

Quando é contratado você é bem recebido pelo RH ou o seu superior imediato, através de uma integração que aborda apenas os lados bons da empresa e os seus superiores inicialmente por mais que você tenha muita experiência não vão exigir de você um resultado tão imediato já que ainda não está acostumado(a) com a empresa. Um pouco antes de completar a experiência, a cobrança já irá aumentar junto com a pressão pelos resultados e as diferenças de opiniões, posicionamentos e antipatia começaram a aparecer.


No casamento, os anos vão se passando e você assim como na empresa tem 3 alternativas:

ALTERNATIVA 01 = SEPARAÇÃO
ALTERNATIVA 02 = DIALOGAR PARA ENTENDER E MELHORAR
ALTERNATIVA 03 = CONTINUAR SEM DIALOGAR, EMPURRANDO O RELACIONAMENTO COM A BARRIGA ATÉ QUE O RELACIONAMENTO ACABARÁ DE MANEIRA BASTANTE DESGASTANTE PARA AMBOS.

Como o meu blog não aborda o matrimônio, vamos para o dia a dia profissional.

Na empresa assim como no casamento temos também três alternativas que se diferem um pouco mas que também tem lá suas semelhanças, veja porque:

ALTERNATIVA 01 = Pedir demissão

Comecei por essa alternativa pois de todas parece ser a mais simples.

Imagina se livrar do chefe que considera "mala", não ter mais que olhar para os colegas que muitas vezes não suportam você assim como não os suporta também, mesmo que o motivo fuja muito do profissional ou até mesmo que o motivos assim como muitas vezes nem exista.

ALTERNATIVA 02 = Criar motivos para que a empresa o dispense.

Muitos profissionais por estarem insatisfeitos com a empresa, começam a criar motivos para serem dispensados e assim, não perderem os direitos trabalhistas oferecidos.

Em minha opinião essa com certeza não é a melhor alternativa já que não sabemos o dia de amanhã, é importante deixar sempre as portas abertas pois mesmo que a empresa o dispense por sua "incompetência forçada", não se esqueça que durante os processos seletivos que participará para conseguir uma nova recolocação, com certeza pedirão referência suas.

ALTERNATIVA 03 - DIALOGAR COM O SEU SUPERIOR IMEDIATO

Assim como em quase todos os problemas que encontramos no trabalho, não existe nada ainda que substitua um bom diálogo, definitivamente mesmo antes de decidir pedir demissão, ou criar motivos para que a empresa o dispense, agende uma conversa e fale com toda franqueza ao seu chefe, sobre os motivos que estão deixando você desmotivado com a sua atual situação profissional, às vezes o chefe por possuir tantas responsabilidades, nunca terá conhecimento do que está acontecendo e por isso o conflito ou desmotivação não é tratado.

OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE:

Como garantir que saindo da empresa onde está atualmente, você irá para a outra e não encontrará os mesmos problemas ou problemas piores, portante ESGOTE TODAS AS POSSIBILIDADES DE TENTAR DAR CERTO ONDE ESTÁ.

Pensem nisso e sucesso em sua decisão!!!





































Nenhum comentário: